Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Analisando a Mudança


Recomendo: O Ponto de desequilíbrio (The Tipping Point) - Malcom Gladwell.
Li esse livro há algum tempo, e depois tive oportunidade de assistir uma palestra do autor contando outros casos sobre o processo de mudança e como ele ocorre. Vale a pena ! A leitura é muito divertida e tanto serve para estudos de marketing, tecnologia, biologia, medicina, entre outros.
Recentemente recomendei a um colega de trabalho, o que me fez rever alguns dos conceitos que são apresentados e voltei a ter contato com o site do autor. Também vale a vistia para quem quer entender um pouco mais o espírito do livro: www.gladwell.com
No livro você lê as descrições de experiências clássicas como a dos "seis graus de separação", que deu origem a uma teoria interessante, bem como nome a uma peça de teatro e a um ótimo filme com um Will Smith em começo de carreira.

domingo, 24 de agosto de 2008

Quer tentar fazer um retrato falado ?


Encontrei esse programa em Flash que faz retrato falado. Mas tem que ter um olhar clínico e uma boa noção de desenho: http://flashface.ctapt.de/

Auto-retrato (versão besteirol)

Como no programa de rádio o pessoal vai falar sobre softwares para realização de retratos falados, e que são muito úteis para a identificação de criminosos, resolvi passar uns links (divertidos) relacionados com o tema.

Para se auto-transformar em um personagem dos Simpsons: http://simpsonizeme.com/
Para transformar-se em um personagem do South Park: http://www.sp-studio.de/

Para ver como você ficaria com uns anos a mais, ou a menos, ou ainda se fosse de um outro grupo étnico: http://morph.cs.st-andrews.ac.uk/Transformer/


Paciência e diplomacia



Quem me conhece, seja no ambiente de trabalho, de estudo, de casa, de cozinha, de amizade, de bate papo... sabe que sou uma pessoa paciente e tranquila.

Nesses últimos tempos, em novos ambientes profissionais, me descobri exercitando muito estas características e canalizando-as para o exercício da gestão de pessoas e para a diplomacia com clientes e pares.

Não é o caso de que não utilizava essas competências antes, mas é que não tinha tempo de exercitar a reflexão e a fixação dos conceitos e resultados.

Minhas frases favoritas para quando começo a ficar "P" da vida no trabalho:

1. Isso não é, nem de longe, a parte mais importante da minha vida. (Minha família é !!)

2. Isso também vai passar !! (Retirada de uma fábula... e que vocês já devem conhecer)

Minhas atitudes preferidas:

1. Seja franco, direto, mas extremamente educado ao dar os "feedbacks" ou fazer uma crítica.

2. Trate os outros de forma melhor ao que você gostaria de ser tratado. O que pode ser aceitável para você pode ser uma afronta para outras pessoas.

3. Cultive um ambiente agradável ao seu redor

4. DÊ o exemplo. SEMPRE !!