quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Analisando a Mudança
Recomendo: O Ponto de desequilíbrio (The Tipping Point) - Malcom Gladwell.
Li esse livro há algum tempo, e depois tive oportunidade de assistir uma palestra do autor contando outros casos sobre o processo de mudança e como ele ocorre. Vale a pena ! A leitura é muito divertida e tanto serve para estudos de marketing, tecnologia, biologia, medicina, entre outros.
Recentemente recomendei a um colega de trabalho, o que me fez rever alguns dos conceitos que são apresentados e voltei a ter contato com o site do autor. Também vale a vistia para quem quer entender um pouco mais o espírito do livro: www.gladwell.com
No livro você lê as descrições de experiências clássicas como a dos "seis graus de separação", que deu origem a uma teoria interessante, bem como nome a uma peça de teatro e a um ótimo filme com um Will Smith em começo de carreira.
domingo, 24 de agosto de 2008
Quer tentar fazer um retrato falado ?
Auto-retrato (versão besteirol)
Paciência e diplomacia
Quem me conhece, seja no ambiente de trabalho, de estudo, de casa, de cozinha, de amizade, de bate papo... sabe que sou uma pessoa paciente e tranquila.
Nesses últimos tempos, em novos ambientes profissionais, me descobri exercitando muito estas características e canalizando-as para o exercício da gestão de pessoas e para a diplomacia com clientes e pares.
Não é o caso de que não utilizava essas competências antes, mas é que não tinha tempo de exercitar a reflexão e a fixação dos conceitos e resultados.
Minhas frases favoritas para quando começo a ficar "P" da vida no trabalho:
1. Isso não é, nem de longe, a parte mais importante da minha vida. (Minha família é !!)
2. Isso também vai passar !! (Retirada de uma fábula... e que vocês já devem conhecer)
Minhas atitudes preferidas:
1. Seja franco, direto, mas extremamente educado ao dar os "feedbacks" ou fazer uma crítica.
2. Trate os outros de forma melhor ao que você gostaria de ser tratado. O que pode ser aceitável para você pode ser uma afronta para outras pessoas.
3. Cultive um ambiente agradável ao seu redor
4. DÊ o exemplo. SEMPRE !!