Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

TV Digital em Curitiba


A TV digital chegou em Curitiba, mas ainda vai demorar um pouco para realmente valer a pena todo o investimento. Um único canal, poucos programas e conversores caros me fazem esperar um pouco pela migração.
Na verdade quem tem um contrato de TV por assinatura, seja por satélite, rádio (MMDS) ou cabo, tem uma grande chance de já estar recebendo um sinal digital na sua TV (depende do provedor).
O sistema de TV, como outros sistemas da indústria do infotenimento, depende que três itens básicos funcionem bem para o seu completo desenvolvimento: o Conteúdo, o Condutor e a Caixa.
Falando da "Caixa": Para tirarmos todo o proveito da TV digital, e podermos ver programação em alta definição de vídeo e áudio precisaremos ter um aparelho de TV que consiga apresentar imagens com 1080 linhas de definição. A maioria das TVs de plasma instaladas nas casas dos compradores dos últimos 3 anos tem somente 480 linhas. Somente as vendas mais recentes, devido à queda de preços, atende essa especificação. Para aproveitar o som 5.1, precisaremos de um sistema de home-theater.
Na outra ponta, falando de conteúdo, ainda muito pouco conteúdo é gerado nesse padrão de qualidade. Infelizmente só umas novelas, seriados e alguns jogos de futebol.
O que estamos presenciando em Curitiba é o lançamento do primeiro "Condutor" da cidade. Ou seja, uma transmissora de TV digital. As opções vão ser ampliadas no futuro próximo, criando opções de acesso a outros conteúdos.
Eu, por enquanto, vou esperar os canais abertos entrarem com alta definição nas operadoras de TV por assinatura.

Nenhum comentário: