Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Luz no fim do túnel

Quando estamos envolvidos dentro da empresa com um problema muito complexo e de repente alguém aparece com uma solução infalível e que por si só vai resolver todas as nossas preocupações, das duas uma: ou realmente o sujeito (ou gênio) foi muito criativo e resultou nesse "ponto fora da curva" ou a coisa vai ser uma grande decepção. E se Einstein estava certo ao dizer que o sucesso vem de 1% de inspiração e 99% de transpiração, essa deve ser a respectiva distribuição entre os dois casos possíveis.
Sempre desconfio de soluções milagrosas. Alguns podem me chamar (e chamam) de pessimista e muito desconfiado. Mas já passei por poucas e boas que me fizeram adotar essa postura.
Situação similar foi abordada por aquela sugestão do Chico Buarque para o governo Lula de se criar um "Ministro da M...". A função desse novo ministro seria a de dar a palavra final sobre qualquer coisa. Sendo assim, ao criarem um novo programa, lei, plano econômico, ou coisa parecida, levariam para esse "Super-Ministro" e ele daria sua sentença final: "Vai dar M..." (ou não). E dependendo da sua avaliação, não deveríamos mais ter erros sendo cometidos e ações onde não se analisaram todos os lados possíveis.
Isto obviamente não é uma apologia ao marasmo e ao conformismo, mas um aviso aos criativos de plantão, que se apaixonam e emocionam pelas suas idéias muito criativas e planos infalíveis, mas esquecem de ver o que pode dar errado. Não é para abandonar a idéia... Não... É para respirar um pouco. Trocar de lado na mesa. Mudar o chapéu na cabeça. Pensar um pouco no "Mr. Murf" e ter certeza de que tudo vai dar mesmo certo.
Assim a sua luz no fim do túnel vai se transformar em uma saída muito boa e não numa locomotiva vindo no sentido contrário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito em idéias crativas e soluções para problemas, mas não surgem do nada e sim de experiências passadas ou mesmo de observações, análise de outros cases e tudo mais!

Mas SEMPRE tem uma luz no fim do túnel sim!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Eiiii

Tenho uma boa para o dia de hoje!!!
Indicação do meu colega Tiago:
http://www.readwriteweb.com/archives/youtube_launching_live_video_t.php#more

Abraços!!!