Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Usando a pesquisa do Google


No programa de hoje comentei sobre algumas formas de refinar a pesquisa básica do Google. Percebi que muitas pessoas não conhecem esses comandos, e por isso os replico abaixo:

1) Como o Google desconsidera palavras comuns como artigos e conjunções (tais como: o, a, de, para, com), você pode usar o símbolo de "+" (mais) para forçar a inclusão dessas palavras.
Exemplo: doce +de leite

2) Ou ainda escrever a expressão entre "aspas" para garantir resultados com exatamente a mesma sequência.
Exemplo: "doce de leite"

3) Quando você quiser retirar dos resultados um determinado conjunto você pode usar o símbolo de "-" (menos) antes da palavra que define este conjunto a ser excluído.
Exemplo: receita bacalhau -federal (por exemplo, para excluir resultados que falem sobre uma apreensão de bacalhau pela receita federal)

4) O símbolo "~" (til) busca resultados que contenham sinônimos da palavra buscada.
Exemplo: Você vai ter resultados diferentes se buscar pela palavra COMIDA ou ~COMIDA. Faça um teste. Usando o "til" vão aparecer também os resultados de gastronomia.

5) Experimente os seguintes comandos na caixa de busca:
DEFINA psicologia (ao escrever DEFINA antes de uma busca ela vai te apresentar o vocábulo na Wikipedia)
TEMPO Curitiba ( TEMPO antes de uma localidade vai trazer a pervisão do tempo)
230 cm em m (você pode converter unidades diretamente na caixa de busca)

3 comentários:

Ísis Binder disse...

Vc comentou sobre os "vândalos" da wikipedia que distorcem informações e ,por que não, colocam até opiniões no meio do que deveria ser um artigo imparcial. Existe um lugar próprio p/ esse tipo de coisa: http://desciclo.pedia.ws . Lá tudo é irreal e às vezes vc dá boas risadas.

Não lembro quem perguntou do messenger pro Linux, mas caso tropece por aqui: o Trillian não funciona nativamente no Linux, só via Wine. Mas entre configurar Wine e instalar outra coisa, vc pode escolher entre Pidgin, Kopete , AMSN ,Emesene e KMess.

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas Isis.
Fora do ar eu até comentei com a Maria sobre a Desciclopedia... mas acabamos não comentando...
Como ex-aluno do ex-CEFET sempre visito o verbete pra dar umas risadas. É imperdível !!!

Ísis Binder disse...

Mas Ricardo...Analise uma coisa: enquanto as pessoas continuarem se recusando a pesquisar no Google "porque dá lepra" (essa é a única justificativa aceitável p/ não perder tempo buscando alguma coisa), quaisquer posts a respeito de mecanismos de busca não vão ter muita utilidade...

O problema,como sempre, é atacar a preguiça.